Eleições presidenciais venezuelanas com problemas no registro de candidatos.

As eleições venezuelanas estão marcadas para o próximo dia 28 de julho. Um total de 13 candidatos se inscreveram na CNE (Comissão Nacional Eleitoral), incluindo o presidente Maduro, que busca o terceiro mandato.

A Plataforma Democrática Unitária (PUD), que reúne as principais forças da oposição, denunciou que não conseguiu inscrever nem a Maria Corina Machado, vencedora das primárias realizadas em outubro, mas que foi desclassificada, nem a Corina Yoris, a quem Machado apresentou como sua substituta.  Por último, a oposição venezuelana inscreveu um candidato “provisoriamente”, o candidato inscrito é o diplomata Edmundo González Urrutia, presidente do Conselho de Administração do partido Mesa da Unidade Democrática, informou a Plataforma Unitária Democrática. O PUD é a coligação de partidos mais forte da oposição venezuelana: “O acesso ao sistema de nomeação nunca foi permitido”, observou a plataforma política.

O Conselho Nacional Eleitoral não comentou os incidentes, nem explicou os motivos pelos quais todos os demais candidatos conseguiram se inscrever no prazo estipulado. O início da campanha eleitoral está previsto para 4 de julho e o seu término para 25 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *